Manual da saúde do cérebro para pessoas com Esclerose Múltipla

Compartilhe

Estilo de vida que ajuda seu cérebro a ficar o mais saudável possível

 

Ter um cérebro que trabalhe bem é importante para pessoas com Esclerose Múltipla (EM). Para promover o bem-estar do seu cérebro, citaremos seis passos que auxiliam a deixá-lo o mais saudável possível:

Mantenha-se ativo

Altos níveis de atividade aeróbica estão associados ao aumento da velocidade de processamento e preservação do tecido cerebral. Dessa forma, a prática de exercício físico pode ser eficaz na preservação da saúde do cérebro de pessoas com EM.

Controle seu peso

A obesidade esta associada ao aumento do número de lesões na EM, assim, é importante manter seu peso saudável.

Mantenha sua mente ativa

Ter o hábito de ler, estudar, praticar atividades artísticas ou criativas (artesanato, pintura, canto) auxiliam a proteger o cérebro de problemas cognitivos na EM.

Evite fumar

O hábito de fumar esta associado a diminuição do volume cerebral em pessoas com EM, assim como aumento dos surtos da doença, aumentando a progressão da incapacidade, causando mais problemas cognitivos e redução da expectativa de vida.

Cuidado com excesso de bebidas alcoólicas

Níveis não saudáveis de álcool estão associados com redução da expectativa de vida em pessoas com EM.

Mantenha o uso dos outros medicamentos que seu médico lhe prescreveu

Se você possui outras doenças, monitore-as e trate-as, isso inclui fazer uso de medicamentos. Condições como pressão arterial elevada, colesterol alto, doenças do coração e diabetes podem piorar o curso da EM.

 

Referência Bibliográfica:

© 2016 Oxford PharmaGenesis Ltd. Brain health: a guide for people with multiple sclerosis is licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.