Apresentação de pôsteres no 13º Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla do BCTRIMS

Compartilhe

O BCTRIMS- Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla -, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a educação de médicos, de cuidadores e portadores através de reuniões, simpósios e congressos em vários pontos do país, divulgando o conhecimento da doença, dos meios de diagnosticá-la e dos avanços em seu tratamento. Objetiva também oferecer consultoria para agências do governo federal em relação à sua política de saúde.

No período de 30 de maio a 2 de junho, o BCTRIMS promoveu em Florianópolis (SC), o 13º Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla. Durante o congresso, o CIEM contou com a apresentação de vários pôsteres. Confira abaixo os temas desses trabalhos, bem como o link de acesso para cada um deles:

AQUAPORIN-4 ANTIBODY SERUM STATUS IN A SAMPLE OF BRAZILIAN POPULATION WITH NEUROMYELITIS OPTICA SPECTRUM DISORDERS, em que foram medidos os niveis séricos do anticorpo aquaporina-4 (anti-AQP4) em pacientes brasileiros com NMDOs. Os resultados demonstraram que os anti-AQP4 foram encontrados em menor frequência nos pacientes brasileiros com NMODs do que em populações asiáticas, européias ou norte-americanas.

aquaporin-4-antibody-serum-status-in-a-sample-of-brazilian-population-with-neuromyelitis-optica-spectrum-disorders.pdf

 

BECK DEPRESSION INVENTORY (BDI) IN NEUROMYELITIS OPTICA, em que foi avaliada a frequência e a gravidade da depressão em pacientes portadores de Neuromielite Óptica (NMO), em comparação com pacientes portadores de Esclerose Múltipla Remitente Recorrente, utilizando, para isso, o Inventário de Depressão de Beck.

bdi-in-neuromyelitis-optica.pdf

 

LIPOSARCOMA IN A PATIENT WITH MULTIPLE SCLEROSIS UNDERGOING INTERFERON BETA 1-B THERAPY, no qual é relatado o caso de um paciente, portador de Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (SPMS), em que foi diagnosticado um lipossarcoma após 9 anos de tratamento com o imunomodulador interferon beta-1b.

liposarcoma-in-a-patient-with-multiple-sclerosis-undergoing-interferon-beta-1-b-therapy.pdf

 

MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE IN NEUROMYELITIS OPTICA, no qual é comparada a perda neurológica funcional em pacientes portadores de NMO com pacientes portadores de Esclerose Múltipla, utilizando como instrumento a escala MSFC.

multiple-sclerosis-functional-composite-in-neuromyelitis-optica.pdf

 

MULTIPLE SCLEROSIS FUNCTIONAL COMPOSITE DETECTS NEUROLOGICAL DYSFUNCTION IN ISOLATED IDIOPATHIC OPTIC NEURITIS, o qual avalia a utilidade da escala MSFC para detectar anormalidades neurológicas funcionais subclínicas em pacientes com Neurite Óptica Idiopática Isolada, as quais podem anunciar a conversão para Esclerose Múltipla clinicamente definitiva.

multiple-sclerosis-functional-composite-detects-neurological-dysfunction-in-isolated-idiopathic-optic-neuritis.pdf